segunda-feira, 21 de março de 2011

CAMPANHA TROCA DE LÂMPADAS


Numa parceria entre a Junta de Freguesia e a Esas , vamos proceder no dia 25 de Março da parte de tarde, a uma Campanha de Troca de lâmpadas dirigida a toda a Comunidade.

POR SI, POR NÓS , POR UM MUNDO MELHOR!

II Mini Congresso de Ciência por Jovens



Uma equipa de alunos da turma 10º C, Ana Santos, Bernardo Silva, Maria Santos, Miguel Correia e Sofia Rocha, sob a responsabilidade da professora Madalena Bártolo, foi seleccionada para representar a nossa escola no II Mini-Congresso CIÊNCIA POR JOVENS. Estes alunos desenvolveram um trabalho de investigação denominado
“ TAMBJAMINA K-À DESCOBERTA NOS OCEANOS” que se debruça sobre as características benéficas para a saúde humana, nomeadamente na luta contra o cancro, de uma molécula Tambjamina K encontrada numa lesma-do-mar, a Tambja Ceutae. Esta lesma encontra-se no oceano junto da ilha do Faial.
Os alunos irão apresentar este trabalho no próximo dia 8 de Abril no Exploratório Infante D. Henrique em Coimbra.
Boa sorte para a equipa “ Ratos de Laboratório”!

quinta-feira, 17 de março de 2011

6 de Abril -PÉ NA TERRA



NESTE DIA , NÃO COMPRE OS SEUS VEGETAIS NO LOCAL DO COSTUME : COMPRE NA ESAS

CHARCOS COM VIDA


Para as turmas do 7º B e 8º D , a manhã foi diferente na ESAS pois tiveram uma importante tarefa: a construção de um charco. A Esas aderiu ao projecto Charcos com Vida e o professor Jael venho gentilmente ensinar-nos a construí-lo.
Um agradecimento especial da equipa Ecoesas aos professores responsáveis pelo projecto: Andreia Silva e Paulo Ventura , aos funcionários D.Palmira e Sr .Manuel e ainda à D Filomena Alves da Associação de Pais e EE , que nos arranjou as pás e os baldes .
A partir de hoje , a ESAS compromete-se a assegurar a manutenção dos charcos e a realizar actividades regulares de exploração pedagógica e de seguimento do charco, adaptadas aos diferentes anos lectivos, incluindo por exemplo:

• Localização e inventário de charcos da região;
• Identificação e monitorização da fauna e da flora associada ao charco;
• Observação da vida microscópica e seguimento de diferentes ciclos de vida;
• Avaliação da qualidade da água e experiências laboratoriais de carácter prático sobre o impacto de poluentes sobre a biodiversidade;
• Actividades e jogos pedagógicos para explorar de forma lúdica a biodiversidade destes habitats e a importância da sua conservação;
• Apresentação do charco e da sua biodiversidade à comunidade escolar e às populações locais.